01/10/2010 07:50

Rio Grande do Norte deve imunizar 906 mil animais contra aftosa

            Brasília (1º.10.2010) - A partir desta sexta, 1° de outubro, os agricultores do Rio Grande do Norte deverão imunizar contra a febre aftosa 906 mil bovinos e bufálos  distribuídos em 35,7 mil propriedades rurais. O lançamento oficial da campanha de vacinação será na próxima quarta-feira, 6 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).


          “Vamos intensificar as ações nos municípios que não alcançaram o percentual de 80% na última etapa, realizada em abril deste ano. O objetivo é ampliar a classificação de risco médio para livre da doença com vacinação”, explica Eleu Pereira, responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Norte.


         Na primeira etapa da campanha de 2010, a média de vacinação no estado foi de 90,5%. Nesta segunda fase, os produtores deverão imunizar o rebanho até o dia 31 de outubro e entregar a declaração da vacina, até 15 de novembro. Para isso, precisarão ir a uma das 12 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou a um dos 150 escritórios de atendimento comunitário.


       Além do Rio Grande do Norte, iniciam a campanha de vacinação contra a febre aftosa, em outubro, os estados da Paraíba, Pernambuco, Roraima, Rondônia e a Zona de Alta Vigilância (ZAV) de Mato Grosso do Sul (faixa de 15 km na fronteira com o Paraguai e a Bolívia). (Kelly Beltrão)